Helena Roseta
facebook
Em audição na Comissão de Ambiente
Especialista brasileiro relata experiência de intervenção em favelas
02-07-2019
*

“Isto não é prêt-a-porter, é alta costura”, disse Manoel Ribeiro esta manhã aos deputados da Comissão de Ambiente, e explicou: o trabalho nas favelas é à medida do cliente e o cliente são os moradores desta “estranha forma de urbanizar”. Manoel Ribeiro é um arquitecto que desenvolveu ao longo de vários anos uma metodologia própria de intervenção e melhoria das condições de habitabilidade de assentamentos precários, em especial no Brasil mas também em Cabo Verde.
Veja a audição integral AQUI
Veja a apresentação "Aprendendo com as favelas"

Para o arquitecto, temos de nos despir de preconceitos quando olhamos para este urbanismo informal, que afinal não é tão diferente do que se fazia na antiga Grécia ou noutras partes do mundo. A pobreza aguça a criatividade e ele próprio se considera “um ladrão das ideias” que vê neste bairros, soluções engenhosas que ele adopta e devolve melhoradas para resolver, por exemplo, problemas de saneamento ou acessibilidade.

Questionado sobre como contactar com os moradores nestes bairros, confessou: “Imersão”. Ou seja, indo lá, vivendo lá, dormindo lá.

Investigadores portugueses, autarcas e activistas do direito à habitação estiveram presentes na audição, que foi pública, tendo depois confraternizado o trocado experiências com Manoel Ribeiro.