Helena Roseta
facebook
11ª Comissão ouve Manoel Ribeiro, especialista em favelas no Brasil
3ª feira, dia 2 de julho, 12.00
29-06-2019
*

Manoel Ribeiro é convidado da 11ª Comissão da AR para uma audição no dia 2 de julho, às 12.00. Arquitecto e urbanista, Manoel Ribeiro é especialista em programas dirigidos a favelas e bairros precários. Actualmente coordena a convite do governo de Cabo Verde um novo programa destinado a bairros precários em Cabo Verde.
Conheça um pouco do seu pensamento através da entrevista concedida ao Instituto dos Arquitectos Brasileiros.

Manoel Ribeiro é um arquitecto e urbanista brasileiro, com experiência em planeamento regional, inserção de empreendimentos hidroelétricos e petroquímicos e planeamento estratégico a nível municipal e em especial no trabalho de integração de favelas e assentamentos precários.

Foi consultor da UNESCO para a avaliação de programas para/com a juventude (Escolas Abertas), coordenou projetos Favela/Bairro em 8 localidades, no Rio de Janeiro, trabalhou com associações de moradores de favelas e redes de jovens – Funk, Hip-Hop, Escolas de Samba Mirins e Jongo, coordenou os sub-programas sociais do Programa de Recuperação Urbanística e Social dos Igarapés de Manaus- PROSAMIM, bem como do Programa de Urbanização Integrada das Favelas do Vale do Reginaldo- Maceio-AL. Elaborou ainda o projeto urbanístico do water-front de Santa Cruz Cabrália-BA e coordenou a revisão do Plano Diretor de Petrópolis-RJ e das suas Leis Complementares.

Há 4 anos esteve em Cabo Verde para participar de uma atividade académica no Mindelo Escola Internacional de Artes - M_EIA, a convite do Professor Nuno Flores. Tratava-se de perscrutar as possibilidades de adaptar as experiências de urbanização de favelas do Rio de Janeiro ao caso da Ilha de São Vicente.

Foi agora convidado pelo Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação do Governo de Cabo Verde para voltar a São Vicente, a fim de assegurar a Coordenação Metodológica de uma Experiência piloto de urbanização de "assentamentos precários" e do manual do Programa, a lançar em Cabo Verde, intitulado "OUTROS BAIRROS”.