Helena Roseta
facebook
Criada em Lisboa Rede Resposta BIP-ZIP Covid 19
02-06-2020 site da CML
*

Do apoio psicológico à informação sobre legislação, da distribuição alimentar às formas digitais de suporte às famílias (no estudo em casa, por exemplo), a Rede Resposta BIP/ZIP Covid-19 já tem toda a informação disponível numa plataforma on-line, Forum Urbano Covid 19
A rede que este roteiro abrange agrega mais de 200 entidades parceiras, que adaptaram as suas propostas iniciais no âmbito do programa municipal BIP/ZIP, para ouvir, atender, e responder a novas realidades e diferentes necessidades. Resulta de um esforço conjunto do Pelouro da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, e do Fórum Urbano - Associação Locals Approach.

Como surgiu este roteiro


Em plena covid-19 muitos dos parceiros dos projectos BIP-ZIP de Lisboa, um programa municipal que apoio projectos colaborativos nos bairros prioritários da cidade, sentiram que tinham de perceber como podiam fazer a diferença nas suas áreas geográficas de intervenção. Este movimento começou a tomar corpo e foi-se adaptando em diferentes momentos de resposta, desde o contacto com pessoas isoladas e vulneráveis até ao apoio ao estudo em casa.

O resultado deste esforço acabou por formar um roteiro de projetos BIP/ZIP, com respostas em diversas áreas, nomeadamente apoio psicológico, informação sobre direitos, construção de redes de apoio a pessoas ou grupos vulneráveis, distribuição de produtos alimentares às famílias afetadas pelo impacto económico do Covid-19 (Mercado Solidário), produção de material hospitalar de proteção, propostas de carácter cultural e atividades recreativas para os mais jovens.

Tendo como objetivo primeiro o apoio à população, esta plataforma é também um instrumento que permite a cada parceiro aferir necessidades, partilhar recursos e assim tornar mais forte e participada a Energia BIP/ZIP. Este programa municipal, que agora faz 10 anos, é já uma referência internacional em termos de desenvolvimento local, tendo sido recentemente escolhido como boa prática europeia, difundida em diferentes cidades comunitárias.