Helena Roseta
facebook
Bairro da Torre divulga carta aberta a pedir ajuda
07-04-2020 com Lusa e facebook da Associação Torre Amiga
*
A Associação Torre Amiga, juntamente com 313 signatários, lançou ontem no facebook uma Carta Aberta "Pelo direito à vida dos moradores do bairro da Torre" para solicitar com urgência fornecimento imediato de energia elétrica, água e saneamento básico; condições para as crianças poderem seguir as suas aulas em casa; e melhoria imediata das condições de habitabilidade existentes.

Veja a carta aberta AQUI

No bairro da Torre, situado na localidade de Camarate, residem ainda 18 famílias em condições precárias, sem acesso a luz eléctrica há 3 anos.

Numa altura em que o país se encontra em estado de emergência devido ao surto da covid-19, a Associação de Moradores do Bairro da Torre decidiu escrever uma carta aberta a alertar para a situação de vulnerabilidade em que vivem.

“A vida numa barraca sem nada, que não protege do frio, da chuva, dos ratos e que pode cair com os ventos fortes tem deixado marcas, que agora são mais difíceis de aguentar. Nestas condições agravadas de precariedade, a observação de quarentena e de convalescença em caso de contágio são muito limitadas”, pode ler-se.

A missiva é dirigida a várias entidades, entre elas o Presidente da República, o Parlamento, o Governo e a Câmara Municipal de Loures.

O vereador com o pelouro da Coesão Social e Habitação na Câmara Municipal de Loures, Gonçalo Caroço, afirmou entretanto à Lusa que a autarquia tem feito tudo para resolver os problemas do bairro, mas que há famílias a recusar o realojamento. O que acontece é que o realojamento tem sido feito às pinguinhas, sem participação dos moradores no processo, ao contrário do que dispõe a lei de bases da habitação. E enquanto o processo de realojamento não se conclui, a autarquia não permite qualquer melhoria nas condições do bairro, ao contrário do que a lei de bases da habitação também dispõe.