Helena Roseta
facebook
Seguros de rendas também vão proteger inquilinos
26-06-2018 Rafaela Burd Relvas, Eco

Para além de um seguro para proteger os senhorios em caso de incumprimento do pagamento da renda, o Governo vai ainda criar um seguro para proteger os inquilinos em caso de perda de rendimento.

O Governo está a preparar não um, mas três seguros de renda. A intenção já era conhecida desde a apresentação da Nova Geração de Políticas de Habitação, que prevê a criação de um seguro para proteger os senhorios no caso de incumprimento por parte do inquilinos. Agora, a secretária de Estado da Habitação esclarece que, para além dessa modalidade, estão também a ser pensados instrumentos para proteger os inquilinos e para assegurar o imóvel em caso de danos.


A informação foi avançada por Ana Pinho durante uma audição no Parlamento, esta terça-feira, no âmbito do grupo de trabalho que está a discutir as propostas de alteração ao regime de arrendamento urbano. “Estamos a trabalhar em três seguros de renda. Um para proteger os proprietários em casos de incumprimentos, outro para proteger os inquilinos em caso de perda inesperada de rendimentos e o terceiro para o caso de danos nos imóveis“, detalhou a governante.

Ana Pinho defendeu ainda que “o arrendamento tem má fama” no que toca à perceção do incumprimento neste mercado. “A taxa de incumprimento no arrendamento é de 0,5% nos últimos dois anos, enquanto no pagamento de hipotecas o incumprimento é de 5%”. Não podemos confundir os inquilinos com incumpridores”.

Seja como for, para atrair mais proprietários para o mercado do arrendamento, o Governo vai criar estes seguros de forma a acautelar esses casos de incumprimento. Estes três instrumentos já estão a ser trabalhados e “muito em breve” será definida a regulamentação destes seguros, acrescentou a secretária de Estado da Habitação.

Em abril, o Jornal de Negócios avançou que o Governo já pediu às seguradoras que apresentem propostas para a criação deste seguro de rendas. Nessa mesma altura, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) confirmou ao ECO que já tinha identificado produtos atualmente existentes no mercado, para a posterior criação de um seguro de renda.