Helena Roseta
facebook
Alemanha vai investir seis mil milhões de euros em casas a preços acessíveis
27-05-2018 Público
*

O Governo alemão quer fazer face à escalada dos preços do imobiliário e promete investir seis mil milhões de euros na promoção do acesso à habitação. A chanceler Angela Merkel reconhece que este é “um dos temas quentes do nosso tempo”.
Ao longo de quatro anos, o Executivo prevê construir 1,5 milhões de casas e apartamentos a preços reduzidos. Mas há também incentivos fiscais para facilitar a aquisição de habitação.

A Alemanha tem sofrido uma subida acentuada dos preços da habitação. Nos últimos cinco anos, as rendas em Berlim subiram em média 33%, de acordo com um estudo recente. Os preços das propriedades também subiram cerca de 20%.

As autoridades temem que a exclusão de grande parte da população do acesso a casas com preços razoáveis possa causar mal-estar social. No mês passado, dez mil pessoas manifestaram-se em Berlim para pedir medidas que travem a escalada dos preços do imobiliário e dois prédios devolutos foram ocupados.

“Para muitos, um dos temas quentes do nosso tempo é encontrar casa a preços acessíveis”, afirmou Angela Merkel, num vídeo em que anunciou as medidas. “O governo federal está a reagir a isto com uma ofensiva habitacional que será posta em prática passo a passo”, acrescentou.