Helena Roseta
facebook
Imobiliário público: afinal eu tinha razão
22-07-2020
*

O jornal Público noticiou ontem que o FNRE - Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, criado há quatro anos para requalificar património devoluto do Estado e criar habitação acessível, e no qual o Fundo de Estabilização da Segurança Social poderia investir até 1400 milhões de euros em dez anos, não produziu até agora um único fogo.

Alertei o PS e o Governo para os riscos do modelo de negócio instituído para o FNRE, que é um fundo de subfundos: "Num quadro de financeirização crescente da habitação, o modelo de gestão do FNRE parece-me envolver demasiados riscos", escrevi no Público há ano e meio. E acrescentei: "Alertei António Costa para tudo isto. Parece-me um modelo demasiado arriscado, que pode vir a trazer muitos amargos de boca. Aconselhei Fernando Medina a não alienar imóveis municipais ao FNRE nestas condições. Dizem-me ambos que não tenho razão. Do alto dos meus 71 anos, já vi muito. E temo bem que o futuro venha a confirmar os meus receios. Torno-os públicos por um dever de cidadania. Se estiver errada, serei a primeira a reconhecê-lo.

Afinal, eu tinha razão. Há que aprender com os erros. E há que evitá-los a todo o custo com os milhares de milhões de euros que aí vêm da UE para Portugal.