Helena Roseta
facebook
O 25 de Abril e o direito à habitação
20-04-2018

Tenho 70 anos, fui deputada constituinte, colaborei na redacção do artigo 65.º da Constituição que garante o direito à habitação. No entanto, ainda hoje, muitas e muitas pessoas e famílias continuam sem acesso a uma habitação condigna. E a estabilidade da condição habitacional ameaça centenas de milhares de pessoas.
Apresentar um projecto de lei de bases da Habitação foi um objectivo que me propus quando fui eleita deputada em 2015. Fi-lo ontem, com o apoio do PS. Foi para mim um momento histórico e o cumprimento de um objectivo de vida.

O projecto não é perfeito, precisa de ser criticado, debatido, alterado e melhorado. Mas é um pontapé de saída para que a Habitação, pilar essencial do Estado social de direito, ocupe o lugar central que lhe cabe nas políticas públicas.

Saúdo todos quantos lutaram e lutam pelo Direito à Habitação. E agradeço aos que tanto me ensinaram, a começar por Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas, com quem trabalhei, e passando por todas as associações e movimentos que continuam a empunhar esta bandeira. Não a deixaremos cair!

Viva o 25 de Abril!

Helena Roseta