Helena Roseta
facebook
"Algumas reflexões sobre o que já se sabe"
De Walter Rossa sobre Cabo Verde
03-05-2017

“No Mindelo, as periferias tem a agressividade com que os slums do terceiro mundo encercam as zonas mais consolidadas. Só que aqui, não são slums, pois de uma forma geral as construções tem padrões dignos e (…) são dotados de uma harmonia interna que evoca uma gradual empatia estética.”

“O que os desqualifica (os assentamentos) é a desurbanidade do espaço público, a escassa e caótica infraestruturação. Falta-lhe uma rede de redes que os suportem e lhes dêem consistência urbanística e paisagística. Na ausência do desenho prévio urge um desenho posterior”.

“A preexistências é uma incontornável parceira nos jogos de transformação urbana, um inevitável sustentáculo de qualquer processo de desenvolvimento sustentável”.

“… o Mindelo é um excelente caso laboratório para qualquer arquiteto. Mas melhor seria se ocorresse uma súbita tomada de consciência e os investimentos (fossem) canalizados para ações integradas, muito provavelmente de maior rentabilidade final”.

Excertos de artigo de Walter Rossa, publicado na Revista ECAJ.10 – Reabilitação Urbana do Mindelo, editada em 2007 e citado em "No te ne kemin", BUALA, por Manoel Ribeiro.

Veja mais em No te ne kemin