Helena Roseta
facebook
Fórum Económico Mundial divulga relatório sobre habitação acessível nas cidades
22-06-2019 Site do Conselho de Arquitectura e Urbanismo do Brasil, 19.6.2019
*

O Fórum Económico Mundial (FEM) acaba de divulgar um Relatório sobre Habitação Acessível nas Cidades. A Habitação foi um dos temas discutidos na última reunião do FEM, em janeiro, em Davos, na Suíça. O Relatório lembra que o mercado da habitação é afectado, não só por condições de mercado, mas também por factores sociopolíticos e ambientais e pelo nível regulatório dos países e cidades.
Veja em baixo o Relatório sobre Habitação Acessível nas Cidades do FEM

Procurar solução para o desafio da habitação requer um entendimento amplo do que é a acessibilidade e dos factores que a influenciam. Para isso, o estudo explora o cenário da procura e da oferta de habitações nas cidades.

No cenário da oferta, a pesquisa analisa a aquisição e regulamentação do solo, a modernização do processo de posse de imóveis, os modelos de financiamento e os custos de projecto e de desenvolvimento.

Do lado da procura, as questões incluem: como determinar a elegibilidade para habitação sociais, modelos de posse para diferentes regiões demográficas e como prover acesso apropriado ao crédito.

O estudo fornece ainda recomendações para lidar com cada um desses desafios, com estratégias a longo prazo que diminuam a dependência governamental e estimulem estratégias comerciais de habitação acessível. Os governos locais devem redefinir os seus planos a longo prazo para responder à procura de moradias acessíveis, priorizar a infraestrutura habitacional e a melhoria das condições de quem vive na informalidade e regular um bom ambiente para as organizações não lucrativas e a iniciativa privada. O setor privado deve procurar as inovações tecnológicas que diminuam os custos e diversifiquem os modelos de propriedade.

O estudo conclui que as organizações não-governamentais têm um papel-chave: mediar o espaço entre os poderes público e privado, para garantir a acessibilidade da habitação, e dialogar com os cidadãos para os ajudar a entender as opções disponíveis.

Documentos
Documento em formato application/pdf Relatório sobre Habitação Acessível nas Cidades - junho 20193513 Kb