Helena Roseta
facebook
Segundo o Eurostat
Portugal com a quarta maior subida dos preços das casas na União Europeia
11-04-2019 Tiago Varzim, Negócios

O crescimento do preço das casas acelerou para 9,3% em Portugal no quarto trimestre do ano passado, registando a quarta maior subida da União Europeia nesse período. Esta aceleração acontece após dois trimestres em que os preços travaram, tanto que no terceiro trimestre Portugal teve a quarta maior travagem.

A média da União Europeia e da Zona Euro desacelerou de 4,3% no terceiro trimestre para 4,2% no quarto trimestre, segundo os dados do Eurostat divulgados esta quinta-feira, 11 de abril. Em comparação com o trimestre anterior, os preços subiram 0,7% na Zona Euro e 0,6% na média dos 27 Estados-membros.

Ao mesmo ritmo de crescimento dos preços dos imóveis portugueses evoluíram os imóveis na Holanda e no Luxemburgo, ambos também com uma subida 9,3%. Acima de Portugal regista-se o crescimento de 18,2% dos preços das casas na Eslovénia, 11,8% na Letónia e 9,9% na República Checa.

Itália continua a ser o único país onde há vários trimestres consecutivos o preço das casas está a descer, face ao mesmo período do ano passado. No quarto trimestre a queda homóloga foi de 0,6%.

Essa evolução contrasta com a que se verifica nos outros 27 Estados-membros onde os preços dos imóveis continuam a subir a um ritmo acelerado, suscitando uma discussão pública sobre o impacto dessa evolução nos orçamentos familiares quando os rendimentos salariais tardam em descolar.

Passando da comparação homóloga para a comparação face ao terceiro trimestre, os dados do Eurostat mostram que as maiores acelerações em cadeia verificaram-se na Eslovénia (+6,5%), na Letónia (+4,3%) e em Malta (+3,8%). Por outro lado, registou-se uma queda dos preços na Dinamarca, na Bélgica, no Reino Unido, na Suécia, em Itália e França.